Porque é que é tão importante estar atento aos sinais do seu bebé?

Sempre que falamos com pais de recém-nascidos repetimos vezes sem conta “Esteja atento aos sinais do seu bebé”. E porque é que é tão importante ouvirmos o nosso bebé, compreendê-lo e responder de forma consistente e adequada? Todos os bebés são diferentes e cada um tem a sua maneira de comunicar, mas é certo que desde o inicio nos mostram tudo aquilo que sentem e que precisam através dos seus sinais. Esta comunicação pais-bebé vai ser determinante no estabelecimento da relação e na segurança do bebé.

Sabemos que nos primeiros meses pode ser muito difícil perceber tudo o que o bebé quer ou sente e,  que muitas vezes, vamos  por tentativa erro até conseguirmos que fique tranquilo. Não tem mal nenhum. Os primeiros tempos são mesmo assim. É um período de conhecimento mutuo onde pais e bebé constroem a sua relação, aprendem a ler e interpretar os sinais e as respostas um do outro. É neste momento que os pais aprendem a ler os sinais daquele bebé único, que sons faz quando está com fome, como esfrega os olhos quando tem sono, qual é o seu choro de dor, a sua expressão de desconforto ou mesmo o seu choro quando precisa de colo.

Esta aprendizagem vai ser determinante na relação mãe-bebé, pai-bebé.

É muito importante percebermos que os sinais que o bebé nos dá , são a única forma que este tem de comunicar. OS seus sons,  os gestos, o choro, são as formas que usa para nos dizer aquilo que sente e aquilo  de que precisa. E a nós pais, cabe ler esses sinais e responder da melhor forma que sabemos.

É neste jogo de comunicação, sinal-resposta, que se estabelece a relação. É aqui que o bebé ganha a sua confiança no outro e no mundo que o rodeia. É ao mostrar o que sente e ser compreendido que ganha segurança. É na consistência da resposta que lhe damos. É ao perceber que quando tem fome lhe damos de comer, quando tem sono o pomos a dormir, quando quer mimo o pegamos ao colo e que o percebemos,  o acalmamos e o confortamos sempre.

E é por esta razão que pedimos tantas vezes para os pais estarem atentos aos sinais do seu bebé. Ele vai nos mostrar tudo aquilo que precisamos saber. Cada bebé é único e por isso devemos esquecer as tabelas, os livros e os filhos das amigas e focarmo-nos no nosso bebé e no que ele nos diz. Não nos podemos esquecer que nós conhecemos o nosso filho melhor do que ninguém.

 

Deixe um comentário